Por mais discretos e imperceptíveis que estes equipamentos sejam, é notório o nível de segurança que um Sistema de Sprinkler proporciona para uma edificação, quando o assunto é salvar vidas e proteger o patrimônio. Sistema pode ser usado em todo tipo de edificação, mas é importante ficar atento se ele atende às normas de fabricação. Importante enfatizar que apenas os sprinklers que efetivamente recebem calor se rompem, e não todos os sprinklers do sistema como dizem algumas crenças erradas sobre o correto funcionamento deste sistema. Na ilustração abaixo podemos ver as temperaturas e as cores dos bulbos de sprinklers. Considerando que um incêndio ganha potência máxima entre 1min e 4min, a ativação do sprinkler garante o alargamento desse tempo para mais de 30min, tempo confortável para que os bombeiros cheguem para concluir a supressão total do incêndio. O sprinkler é um componente hidráulico dos sistemas de combate à incêndio amplamente utilizado em todo o mundo.
Para que serve a válvula de governo e alarme do sistema de chuveiro automático?
O que é a Válvula de Governo e Alarme (VGA)?
Ela tem como função disparar o alarme quando um chuveiro automático do sistema é aberto e controlar o fluxo de descarga de água nas zonas de proteção. Em condições normais, ela se mantém em posição estática e fechada com as tubulações pressurizadas.
Entre os tipos de sprinklers mais conhecidos e específicos do mercado, os Dry foram projetados para aplicação em ambientes de temperaturas baixas, sujeitos a congelamento, como câmaras frigorificas. Sim, os sprinklers podem ser instalados em diversos tipos de construções, desde residências até grandes edifícios comerciais. Em geral, o acionamento do SPrinkler é feito com o rompimento de um bulbo com elemento termossensível, ou mesmo com fusíveis em liga metálica. Além disso, pode integrar um sistema de monitoramento que conduz o seu acionamento de acordo com a identificação de sensores de fumaça, por exemplo. O rápido controle das chamas faz com que as perdas em decorrência do fogo sejam mínimas ou até nulas, evitando um prejuízo que poderia ser bastante elevado com reforma e/ou reparo/compra de equipamentos.
Funcionamento Básico (canalização molhada)
Quando esse líquido detecta aumento de temperatura ele se expande até que a ampola seja rompida liberando jatos de água para atuar no combate ao incêndio. O posicionamento dos chuveiros automáticos em relação aos elementos estruturais é muito importante para um desempenho satisfatório do sistema como um todo. Ou seja, as interferências na distribuição da descarga de água do chuveiro por elementos estruturais, condutos e outros. Além disso, é preciso manter o correto afastamento do chuveiro em relação aos elementos para garantir a sensibilidade quando a temperatura do funcionamento do chuveiro. Está comprovado que os sprinklers são os melhores equipamentos para combater/prevenir o incêndio e a propagação do fogo, protegendo pessoas e os bens materiais dos lugares onde são instalados. A rede de sprinklers é acessível, fácil de ser instalada, possui manutenção muito barata e funciona rapidamente, não apresenta falhas e erros operacionais.
- Portanto, seu funcionamento consiste em identificar a variação de temperatura do local e, em caso de necessidade, liberar jatos de água nas mais variadas direções.
- Cada válvula de controle deve ser totalmente aberta ou fechada anualmente, conforme fique normalmente fechada ou aberta, e recolocada em sua posição normal.
- A classificação dos chuveiros quanto às condições especiais de uso pode ser visto na Tabela 5.
- Além dos métodos citados acima, também existem sistema de dilúvio, sistema de aspersão de água de espuma, sistema de spray de água e sistema de névoa de água.
- Eles são projetados para ativar automaticamente quando detectam calor ou fumaça, extinguindo assim o fogo antes que ele se espalhe.
- Inspeções visuais podem ser conduzidas por funcionários das instalações e não necessariamente exigem a contratação de um contratante.

Além disso, deve ser proporcionalmente representativo dos tipos e temperaturas dos chuveiros automáticos utilizados. O armário de sobressalentes deve estar em local coberto, protegido das intempéries e de temperaturas superiores a 38ºC. As bombas de incêndio são o coração do sistema, pois fornecerão todas as condições necessárias de pressão e vazão previamente dimensionadas em projeto. Por serem cruciais ao sistema, exigem uma série de inspeções e testes periódicos. Para que ocorra o fornecimento correto de toda a água do sistema de incêndio, deve-se garantir que as válvulas estejam na posição correta (abertas ou fechadas).

TUBULAÇÃO DE INCÊNDIO
No que se refere ao funcionamento, a maioria dos sistemas é ativada automaticamente quando pequenos dispositivos de vidro, chamados de ampolas ou bulbos, se rompem devido ao aumento da temperatura do ambiente. O dispositivo é parecido com uma armadura, que está conectada em um encanamento de água e pressão. Ele possui uma pequena cápsula de vidro com um líquido interno, parecido com um sensor. Quando esse líquido interno fica em uma temperatura elevada, a cápsula estoura e começa a liberar água – uma espécie de chuveiro automático.
Qual a quantidade de sprinklers por m2?
Assim, conspirando cada tipo de sprinkler citado, em uma construção de 150 m2, teremos uma quantidade de sprinklers por m2 de aproximadamente: 4 sprinklers (primeiro caso); 8 sprinklers (segundo caso); 12 a 20 sprinklers (CCAE);
Depois disso, veio Hiriam Steves Maxim, que aprimorou a ideia, porém, foi apenas em 1874 que Henry S. Parmalee de New Haven desenvolveu o primeiro equipamento automático. Portanto, eles agem antes da chegada do Corpo de Bombeiros e conseguem evitar que as chamas tomem grandes proporções, pois ajudam a resfriar o ambiente. Assim, os ocupantes do imóvel podem sair do local, sem pânico, chuveiro automático contra incêndio mesmo que ainda não avistem o princípio do incêndio. É também uma oportunidade para garantir que as tarefas de inspeção tratadas internamente sejam excluídas. Quando um incêndio é detectado, a água é imediatamente liberada nos canos e polvilhada através da cabeça. Independentemente disso, o tempo de resposta é extremamente rápido, tornando-o uma opção segura para áreas comerciais.
Sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos
Um grande incêndio em Londres levou John Green a projetar um sistema automático de combate ao fogo em 1673, infelizmente não se tem detalhes específicos sobre o sistema. Os detalhes da invenção de John Green perderam-se no decorrer da sprinkler teto história não tendo chegado aos dias atuais. OS chuveiros laterais são projetados para paredes, com objetivo de lançar a aágua na direção oposta. Esses sprinklers com resposta têm igual ou menor a 50 (m.s)1/2 e bulbo de vidro de 3mm.
O que é AVCB é para que serve?
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma licença emitida pelo CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo) que tem como finalidade assegurar que o local a ser licenciado atenda todas as condições necessárias e obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico.
Tubulações com corrosão aparente devem ser substituídas, pois fatalmente irão apresentar vazamento. Tubulações com danos físicos aparentes também devem ter seus trechos substituídos, pois possivelmente áreas amassadas fazem com que haja redução de vazão. A substituição dos chuveiros automáticos deve ser feita com peças que tenham as mesmas características de desempenho e norma de sprinklers construção. Todas as válvulas maiores do que 40 mm ou que controlem o fluxo de água para mais de cinco sprinklers devem ser trancadas na posição aberta. O painel de comando das bombas também exige atenção especial e deve ser instalado de acordo com as normas. As bombas de incêndio (principal e reserva) são ligadas automaticamente e só podem ser desligadas manualmente.
Sprinkler: como funciona e qual sua importância
A tinta nos irrigadores é uma das maiores deficiências encontradas na realização de uma inspeção visual. Semelhante aos detectores de fumaça, as cabeças de aspersão devem ser cobertas onde a pintura é conduzida. Por exemplo, você pode usá-lo em um edifício residencial, um aspersor de fogo molhado seria ideal, e dilúvio seria adequado para sprinkler de agua áreas comerciais. Isso permite que um incêndio seja extinto ou controlado em um estágio inicial até que os bombeiros cheguem. O desenvolvimento do primeiro sistema de sprinklers foi criado em meados do século passado. Além disso, como o fogo é extinto antes que se espalhe para outras áreas, os custos com reparos também são reduzidos. Voltando para os EUA, Frederick Grinnell, que fabricava o Sprinkler de Parmalee, projetou o Sprinkler Grinnell, mais eficaz. Ele também levou sua invenção para a Brigada de Incêndio , onde foi um sucesso muito maior do que a versão Parmalee. Eventualmente, o sistema Parmalee foi retirado, o que deixou um caminho aberto para Grinnell e sua invenção. Apesar dessas duas instalações, Parmalee precisava de uma influência mais ampla. Ele descobriu essa influência em James North Lane, o gerente da Mutual Fire Insurance Corporation.
Quando foi inventado o sprinkler?
Henry S. Parmalee criou, em 1874, um equipamento de aspersão de água que atuava no combate a incêndios em edifícios. Neste mesmo ano ele inaugurou a primeira versão, instalando o sistema em sua fábrica de piano.